31 de agosto de 2008

Últimas informações sobre a Amazônia

O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou ontem a taxa anual de desmatamento na Amazônia. De julho de 2007 a agosto de 2008 houve um aumento de 64% no abate de árvores. A área abatida supera cinco vezes a cidade de São Paulo.
Os números oficiais do desmatamento serão divulgados somente em outubro. A expectativa do Instituto é que a taxa anual supere os 11,2 mil quilômetros quadrados medidos em 2007(leia aqui).
Considerando que as dimensões de um campo de futebol é de 120m por 90m, os milhares de quilômetros quadrados desmatados no período representam um desmate equivalente a 1037037 campos de futebol ao ano ou 2841 campos de futebol por dia ou 119 por hora ou 2 por minuto. E esse cálculo foi feito “por baixo”, pois como bem sabemos nem sempre as informações correspondem à realidade. O “monstro” é bem maior do que imaginamos.
O triste de tudo isso é que cinco dias depois do governo federal lançar um fundo bilionário para captar recursos para a proteção da Amazônia, o presidente brasileiro sancionou a MP 422/08, conhecida como "MP da Grilagem", que amplia de 500 para 1.500 hectares o limite de áreas invadidas na zona rural da Amazônia Legal que podem ser legalizadas pelo governo sem exigências, como uma licitação, por exemplo. Dá para entender?
Infelizmente, atos como esse abrem um enorme espaço para que as grandes potências mundiais tentem ingerir sobre a nossa soberania, com relação à floresta Amazônica. No site do príncipe Charles (
www.princesrainforestsproject.org) , por exemplo, há gráficos, artigos, opiniões e informações atualizadas sobre tudo o que se refere à floresta Amazônica.
É de doer, não é não?

1 Comentário:

Anônimo disse...

A justificativa do governo para isso é melhorar as condições dos invasores dando título das terras e tornando legal as invasões. O crime do desmatamento é esquecido. Logo não teremos mais nada por lá.
Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentário no meu blog.

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo