14 de fevereiro de 2009

Significado das marcas dos veículos mais famosos do mundo

Lendo uma matéria no G1 sobre o significado das marcas de alguns veículos, fiquei fascinada com a história escondida por detrás dos logotipos de algumas delas. Cores da bandeira da cidade natal do fundador, homenagem póstuma e até inspiração em papel de parede de hotel motivaram a criação de alguns dos símbolos estampados nos automóveis mais famosos do mundo.
A seleção abaixo não segue a nenhuma ordem de preferência ou importância, mas privilegia aquelas marcas que mais me chamaram a atenção, devido a sua história, beleza do logotipo ou a curiosidade que as cerca.


Alfa Romeo
O nome da marca de origem italiana, fundada em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) completada com o apelido do engenheiro Nicola Romeo, que assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica, para atender as necessidades da Itália e dos aliados, durante a Primeira Guerra Mundial. No símbolo está estampada a bandeira com a cruz vermelha, que representa o brasão de Milão, na Itália. A serpente com o homem representa a família real milanesa.


BMW
A sigla é a abreviatura de “Fábrica de Motores da Baviera” (Bayerische Motoren Werke). A marca foi criada em 1917 na Alemanha para produzir motores de avião. O símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera.


Chevrolet
Segundo conta a lenda, o logotipo em forma de gravata foi inspirado no desenho do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado em 1908 e guardado em sua carteira. A empresa americana foi fundada por Durant, em 1911, em parceria com o piloto Louis Chevrolet.


Citroën
O símbolo da marca francesa, fundada em 1919, conta com duas letras “V” invertidas. O “double chevron” como são conhecidos, fazem referência à engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro André Citroën, fundador da empresa, que na época da Primeira Guerra Mundial construiu armamentos para a França.


Ferrari
O cavalo negro empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião do Conde Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador italiano Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923, porém adicionou o fundo amarelo, símbolo de sua terra natal, Modena na Itália.


Lamborghini
A marca é uma homenagem a seu fundador Ferruccio Lamborghini. A companhia surgiu em 1963 na Bolonha (Itália). O touro que aparece no símbolo representa as lutas de touro, pelas quais Lamborghini era fanático.


Mercedes-Benz
A marca alemã foi criada em 1924 resultado de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. A estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler e representa a fábrica de motores para todo tipo de utilização, seja na terra, na água ou no ar.



Peugeot
A marca francesa Peugeot foi fundada em 1882 por Armand Peugeot. O leão estilizado homenageia a cidade de Lion na França e representa resistência, robustez e dinamismo. Utilizado desde 1919 já sofreu sete alterações.


Porsche
O símbolo da marca alemã homenageia a região de Baden-Württemberg e a da cidade de Stutgartt com dois brasões sobrepostos. A partir de 1949 tornou-se o símbolo oficial da marca. Foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, o engenheiro que criou o Volkswagen Fusca.


Rolls Royce
Os dois “R” eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls e Frederick Royce, as letras passaram a ser grafadas em preto, como sinal de luto. A marca é uma empresa inglesa, fundada em 1906, que tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do mundo, mas é também um fabricante de motores para a aviação.


Toyota
O nome original da família que fundou a marca era Toyoda. Foi alterado posteriormente para facilitar a pronuncia e assim passou a se chamar Toyota. As origens da empresa japonesa, em setembro de 1933, remontam à criação de uma área dedicada à produção de automóveis na já existente empresa que fabricava teares automáticos, chamada por Toyoda Automatic Loom. Atualmente é a maior montadora de automóveis no mundo.


Volvo
A marca é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson. Em latim Volvo significa “eu rodo” ou, por analogia, “eu guio”. O polêmico logotipo da marca – hoje controlada pela Ford – é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.


Volkswagen
A origem da marca data da década de 1930 na Alemanha nazista. O desejo de Adolf Hitler era o de um automóvel barato e que qualquer pessoa pudesse comprá-lo. Dessa vontade surgiu o nome da marca, que em português significa “carro do povo”. O projeto de construção ficou conhecido no Brasil como “Fusca”, em Portugal como “Carocha”, na Alemanha como “Käfer” e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, como “Beetle”.

Leia mais:
Saiba a origem dos nomes de automóveis

8 Comentários:

Anônimo disse...

sobre a Mercedes-benz, não seria na terra, na água e no ar?????????????

gutoow disse...

gostei do post ;D
vc poderia por uns significados de marcas de motos ai tbm em?!
vlw

Sandra Di Flora disse...

Olá anônimo!

Correto!!!
Vou corrigir. Obrigada pela informação.

Abs

Sandra Di Flora disse...

Olá gutoow!

Sabe que você me deu uma ótima idéia!!!!
Vou pensar na sua sugestão!

Bala Salgada disse...

É legal saber de onde vem nomes e desenhos, os kanjis japoneses por exemplo são desenhos do próprio significado do kanji, mas se você vai ver a lógica deles você pensa: então eles são míopes.

Um ótimo carnaval pra você também! Mil beijos.

Alexandre Akira Forato disse...

Muito bom saber disso, o mais impressionante foi a criação da marca da GM. Inspiração no papel de parede do quarto de um hotel.

Anônimo disse...

Balinha!
Só não entendi o que são kanjis.
Abs

Anônimo disse...

Alexandre!

A que eu mais gostei foi a da Ferrari.
Abs

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo