4 de dezembro de 2008

Fator previdenciário ainda em discussão

As propostas do senador Paulo Paim (PT-RS), que prevêem o fim do fator previdenciário, ainda não foram votadas na Câmara Federal.
Alguns dados novos acirraram a discussão.
De um lado da contenda está o governo federal, que apresentou uma nova arma para que as propostas não sejam aprovadas: o aumento da expectativa de vida do povo brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer da população brasileira aumentou cinco anos, seis meses e 26 dias, passando de 67 anos para 72,57 anos (leia aqui).
Do outro lado Paulo Paim e os senadores, que apóiam o projeto, receberam reforços das centrais sindicais e de deputados federais do partido dos trabalhadores, que garantiram votos favoráveis às propostas. São reforços de peso, não há dúvida.
No momento, o Presidente da República está numa encruzilhada. Não pode usar a crise financeira mundial para justificar a não aprovação do projeto de Paim, já que afirmou inúmeras vezes que o Brasil não seria atingido por ela. Necessita, com urgência, de medidas que mantenham sua popularidade em alta, pois o seu índice de aceitação, devido à crise, já começa a cair, o que afetaria as suas aspirações de fazer o seu sucessor em 2010.
Por ironia do destino, a crise financeira mundial pode ser benéfica para as pretensões dos aposentados brasileiros.
Para ganhar fôlego nessa disputa, a estratégia do governo tem sido aceitar discutir as propostas de Paim, mas não apresentar nenhuma contraproposta, o que tem irritado as centrais sindicais.
Fica uma pergunta no ar: por que o IBGE apressou-se em divulgar o aumento da expectativa de vida do brasileiro, logo agora que o fim do fator previdenciário está em discussão?
Eu sei a resposta e penso que você também sabe.

A pressão da população não pode parar:
Fale com o deputado
Fale com a presidência

Para obter outras informações sobre o fim do fator previdenciário, clique no link abaixo:
Centrais sindicais estão insatisfeitas com a ausência de propostas do governo federal

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo