17 de dezembro de 2008

A dieta da longevidade

Eu até concordo que este post é uma tremenda maldade, já que estamos num período de "comes e bebes", devido às confraternizações de final de ano. Mas, eu não poderia deixar passar em branco uma nota que me chamou a atenção: a dieta considerada a melhor de todas pelos especialistas. Trata-se da “Dieta do Mediterrâneo”, que promete reduzir as doenças crônicas, aumentar a expectativa de vida e, é claro, fazer a pessoa emagrecer.
Segundo os especialistas, os hábitos alimentares dos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo, ao longo dos séculos, contribuíram de forma decisiva para a sua longevidade.
A dieta é composta pelo alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho e azeite de oliva. Tudo o que uma alimentação adequada deve conter.

Na pirâmide da "Dieta Mediterrânea", alimentos feitos de carboidratos complexos como massa, pão, amido e batata podem ser consumidos diariamente com moderação (4 a 6 porções), assim como verduras e legumes (3 a 5 porções); frutas (2 a 4 porções) e laticínios (2 a 4 porções). O leite é o único alimento animal que pode ser consumido cotidianamente.
Caminhando em direção ao meio da pirâmide, temos os alimentos que podem ser consumidos semanalmente: carnes brancas e peixe (uma ou duas vezes por semana); leguminosas e ovos ( duas a três vezes por semana).
No alto da pirâmide estão as carnes vermelhas, que não deveriam ser consumidas mais de uma vez por mês.

Bem, se não é possível fechar a boca diante de tantas “ofertas deliciosas” nessa época, vamos tentar apreciá-las com moderação.

Para obter outras informações a respeito dessa dieta, clique nos links abaixo:
Alimentação mediterrânea
A dieta que previne doenças

Créditos para as imagem: portal terra.com.br e site portalitalia.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo