28 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008

A retrospectiva do ano, como é de praxe, já toma conta dos programas de televisão, revistas e Internet. Nos grandes portais da web, inclusive, há enquetes para apurar as notícias e as imagens que mais chamaram a atenção dos internautas em 2008.
Surfando nessa onda de “final de festa”, este blog também selecionou alguns fatos que marcaram o ano:

Janeiro/2008
Desde o dia 1º de janeiro de 2008 a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) deixou de ser cobrada.



Fevereiro/2008
No dia 4 de fevereiro, em uma inédita iniciativa de âmbito mundial, milhões de manifestantes protestaram contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e pediram à guerrilha a liberdade de seus reféns e o fim dos seqüestros.




Março/2008
Em 25 de março, finalmente, as três esferas de governo admitiram a existência de uma grave epidemia de dengue no Rio de Janeiro.



Abril/2008
No dia 22 de abril, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter com epicentro a 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h. Foi o maior tremor em São Paulo desde 1922. O abalo foi sentido em todo o Estado e também no Rio de Janeiro, Minas, Santa Catarina e no Paraná.



Maio/2008
Em 12 de maio, a província chinesa de Sichuan foi atingida por um terremoto de 7,8 graus na escala Richter.



Junho/2008
A ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso, 77 anos, morreu em sua casa, em São Paulo, às 20h40, no dia 24 de junho, vítima de uma arritmia cardíaca grave, decorrente de uma doença coronariana.



Julho/2008
Em 2 de julho, o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou em um comunicado que 15 reféns das Farc foram resgatados, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt, que permaneceu no cativeiro durante 6 anos.



Agosto/2008
Tecnologia, luzes e a força de 14 mil artistas deram o tom da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de 2008, em Pequim, no dia 8 de agosto. Ao todo foram 44 mil lâmpadas, 10 mil metros de fibra óptica e 11.456 mil fogos de artifício.



Setembro/2008
Aquela que é considerada a experiência científica do século - o início do funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo, concebido para explorar os enigmas do Universo - começou com sucesso na Suíça, em 10 de setembro.



Outubro/2008
No dia 1 de outubro Fernando Gabeira (PV) perdeu as eleições para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, mas a sua campanha foi histórica, pois contou com a ajuda de centenas de voluntários.



Novembro/2008
Em 5 de novembro, Barack Obama, aos 47 anos, tornou-se o primeiro negro a ocupar o mais alto posto do governo da maior democracia do mundo, os EUA.



Em 23 de novembro, milhares de pessoas ficaram desabrigadas por causa das fortes chuvas, que atingiram o Estado de Santa Catarina.



Dezembro/2008
Depois de 15 anos a cantora Madonna volta a se apresentar no Brasil. O primeiro show da diva foi no Maracanã – Rio de Janeiro – no dia 14 de dezembro.


Fontes: Portal Terra, Estadão, Folha e G1

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo