22 de janeiro de 2009

Tabagismo - diferença entre homens e mulheres

Por que os homens conseguem largar o vício do cigarro muito mais rápido do que as mulheres? Por que a recaída em homens é menor do que nas mulheres?

Perguntas como essas sempre me “encucaram”.
Desinformação, certamente.

Encontrei, hoje, uma explicação que me deixou bastante satisfeita. A diferença está ligada à depressão, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) atinge duas mulheres para cada homem. Assim, as mulheres estão mais sujeitas aos sintomas de ansiedade e o cigarro agiria como um remédio.
Resumo da ópera: nas mulheres a dependência ao cigarro é psicológica e nos homens é química. Portanto, segundo os especialistas, é muito mais fácil curar a dependência química do que a psicológica. Nesse caso, o tratamento deve ser diferenciado para as mulheres. Ponto para os homens!

“As mulheres precisam ser abordadas e tratadas de forma diferenciada para que o tratamento tenha o mesmo índice de sucesso observado nos homens. Existe uma recomendação do consenso americano para tratamento do tabagismo, publicada em 2008, que considera o sexo da pessoa como fator determinante do tratamento”, afirma a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa de Tratamento de Tabagismo do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Como não sou expert nesse campo e por isso não quero me atrever a dar maiores explicações sobre o assunto, sob pena de falar bobagens, deixo no link (em vermelho) a matéria da qual tirei as considerações acima.
Mulheres demoram mais a largar cigarro

2 Comentários:

Stella disse...

Parece que a idade em que se começou a fumar também conta para viciar mais ou menos o fumante. Quem começa cedo tem menos chances de parar... Quem começou aos 12 anos precisa se esforçar bem mais deo que o fumante tardio.

Sandra Di Flora disse...

Olá Stella!

O vício do cigarro é um problema sério. Já parei e voltei algumas vezes.
Mas, acho que não me enquadro no perfil do post.

Abs

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo