19 de janeiro de 2009

Aniversário do Rio de Janeiro

Os próprios cariocas se confundem quando são perguntados a respeito da data de aniversário da cidade do Rio de Janeiro: 1 de março ou 20 de janeiro?
A explicação é simples. A cidade foi fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá que lhe deu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal - D. Sebastião - e escolheu o santo do mesmo nome para padroeiro, a quem se presta homenagem no dia 20 de janeiro, feriado municipal. Portanto , a Cidade Maravilhosa completará 444 anos somente em 1 de março de 2009.

São Sebastião, protetor contra a peste, fome e guerra tem tido muito trabalho na cidade que consagra. Nessas últimas décadas o Rio se viu dominado pelo narcotráfico, milícias e crescimento desordenado das favelas, dentre outros problemas tão comuns nas grandes cidades.
Com um novo prefeito desde o primeiro dia de 2009, que prometeu em sua campanha colocar ordem na casa, os cariocas esperam que a cidade volte a ter o respeito que merece, já que é uma da mais acolhedoras e belas cidades do mundo, tanto que é conhecida como Cidade Maravilhosa.
O primeiro passo já foi dado: a criação da Secretaria Especial de Ordem Pública, comandada pelo economista Rodrigo Bethlem.
Bethlem, como foi descrito na Veja Rio desta semana, deverá ser o xerife do Rio, o gestor das boas maneiras urbanas, guardião da civilidade, zelador do espaço comum e síndico do município.
Algumas ações já foram tomadas, como a apreensão de toneladas de materiais, que vão desde produtos de camelôs até armações de outdoors.
Esperemos que o novo secretário tenha sucesso nessa sua empreitada e que o estardalhaço de suas ações não seja apenas confrontos típicos de início de uma nova gestão.

Leia também:
A história da cidade do Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo