Vale a pena continuar consumindo?
Campanha anti-consumismo da Adbusters
Acabo de ler no Estadão as considerações de Marilena Lazzarini, uma das criadoras do Procon em 1976 e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) dez anos depois, sobre as conseqüências do consumismo irresponsável em épocas de crise.
Numa entrevista lúcida e coerente, Marilena sugere que o mundo se localize, antes de fazer a roda girar intensamente no padrão atual:
"Esse modelo de consumo desregulado falhou, e estimulá-lo parece uma loucura. Seria acelerar um automóvel com defeito, tendo no banco do passageiro um cidadão mal informado pelas empresas, mal amparado pela legislação e com tendência ao superendividamento”.
A especialista foi corajosa ao rebater o governo federal, que continua a incentivar os brasileiros a consumirem, apesar da grave crise mundial.
Os cidadãos brasileiros devem ficar atentos à propaganda governamental que deve lançar uma ofensiva publicitária para mostrar a necessidade de as pessoas continuarem comprando. Com o slogan "O mundo aprendeu a respeitar o Brasil, e o Brasil confia nos brasileiros", a campanha começará a ser veiculada na mídia a partir de 10 de dezembro.
Na entrevista, Marilena Lazzarini responde à perguntas como estas:
Diante de tanto incentivo ao consumo por parte dos governos, é hora de gastar ou de poupar?
Nosso Código de Defesa do Consumidor não é eficaz?
Há muitas pessoas endividadas no Brasil?
E se a pessoa não se endividar? Vale consumir à vista para aquecer a economia?
E a questão dos juros?
O brasileiro já demonstra medo de perder o emprego?
Qual é nosso modelo de consumo?
O que passa a ser produto essencial num momento de recessão?
Para acessar a entrevista na íntegra e ler as considerações de Marilena Lazarinni, clique aqui.
Numa entrevista lúcida e coerente, Marilena sugere que o mundo se localize, antes de fazer a roda girar intensamente no padrão atual:
"Esse modelo de consumo desregulado falhou, e estimulá-lo parece uma loucura. Seria acelerar um automóvel com defeito, tendo no banco do passageiro um cidadão mal informado pelas empresas, mal amparado pela legislação e com tendência ao superendividamento”.
A especialista foi corajosa ao rebater o governo federal, que continua a incentivar os brasileiros a consumirem, apesar da grave crise mundial.
Os cidadãos brasileiros devem ficar atentos à propaganda governamental que deve lançar uma ofensiva publicitária para mostrar a necessidade de as pessoas continuarem comprando. Com o slogan "O mundo aprendeu a respeitar o Brasil, e o Brasil confia nos brasileiros", a campanha começará a ser veiculada na mídia a partir de 10 de dezembro.
Na entrevista, Marilena Lazzarini responde à perguntas como estas:
Diante de tanto incentivo ao consumo por parte dos governos, é hora de gastar ou de poupar?
Nosso Código de Defesa do Consumidor não é eficaz?
Há muitas pessoas endividadas no Brasil?
E se a pessoa não se endividar? Vale consumir à vista para aquecer a economia?
E a questão dos juros?
O brasileiro já demonstra medo de perder o emprego?
Qual é nosso modelo de consumo?
O que passa a ser produto essencial num momento de recessão?
Para acessar a entrevista na íntegra e ler as considerações de Marilena Lazarinni, clique aqui.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário