25 de outubro de 2008

A máquina da beleza

A nossa Gisele Bündchen antes e depois de submetida ao programa de computador. Ela ficou ainda mais bonita? O que você acha?
Desde que me conheço por gente ouço aquele velho chavão de que “o que vale é a beleza interior”, pois com a beleza física o tempo é implacável. Vinícius de Moraes, célebre opositor dessa idéia, afirmou sem medo de ser contestado o contrário: “que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”.
Mal sabia o “poetinha” que sua frase se tornaria uma obsessão entre as mulheres no século XXI, influenciadas, é claro, pela bilionária indústria da beleza.
O que cientistas israelenses acabam de divulgar vai mais além, a beleza perfeita pode ser atingida com um simples retoque na simetria do rosto, através de um programa de computador. Não se trata do velho e conhecido photoshop, mas de um software que interpreta a beleza de uma mulher e realiza apenas mudanças sutis, na maioria dos rostos, sem mudar a essência da pessoa. O objetivo era superar o desafio de alterar um rosto de acordo com padrões aceitos de beleza, mantendo-o completamente reconhecível, ao contrário do que pode acontecer com o uso de cirurgia cosmética ou retoques digitais.
Os pesquisadores ressaltam, ainda, que a pesquisa não é apenas uma questão de vaidade, pois o programa pode ser muito útil em cirurgias plásticas reconstrutivas ou no reconhecimento de rostos.

Até que ponto a medida pode ser quantificada? Uma definição supostamente científica reflete apenas os ideais do momento, construídos com imagens da cultura pop e da mídia? Perguntas como estas já estão sendo feitas por psicólogos, filósofos e feministas contrários à idéia de se padronizar a beleza.
Depois de observar as fotos de participantes anônimos no estudo, um professor de história na Universidade do Sul da Califórnia, afirmou que os rostos originais lhe pareciam mais atraentes. "A beleza irregular é a verdadeira beleza", ele disse, acrescentando que essas tentativas de medir beleza são movidas pela mesmice cultural, em um esforço por fazer com que todas as pessoas se pareçam, no que eu concordo totalmente.

Outra informações sobre o assunto, clique nos links:
Software produz imagem do você ideal
Programa promete deixar pessoas mais bonitas

2 Comentários:

Anônimo disse...

Podem dizer que essa mudança é pequena e fica dentro dos padrões, mas eu não reconheceria a Gisele. Eu a prefiro natural.. Como diz o professor de História: "A beleza irregular é a verdadeira beleza", eu concordo :D
A beleza é realmente algo importante, mas o exagero não é bom, e pode até deixar a pessoa feia, como é o caso daquela Angela alguma coisa(não lembro nome direito.. Mas é aquela que bateu o recorde de cirurgias no Brasil), na minha opinião, ela ficou feia. Mas isso é relativo :s
Há pessoas que realmente precisem de uma pequena modificação, até para aumentar a auto-estima, não é mesmo?
O blog está perfeito. Tudo de bom, profeeessoraa! beijinhos :*

Sandra Di Flora disse...

Olá Jamille!

Fiquei encantada com as suas opiniões.É bom saber que nossos jovens sabem emitir opiniões e, o melhor, não têm vergonha de expô-las em público.
Continue assim e volte sempre.
Bjs

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo