18 de outubro de 2008

Horário de Verão

O horário brasileiro de verão (2008-2009) começa hoje, 18 de outubro, às 24h. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora e devem ficar assim até às 24 horas do dia 15 de fevereiro de 2009 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.(Veja no mapa)


A implantação do Horário de Verão tem como principal objetivo a redução do consumo de energia nos horários de pico de carga, no Sistema Elétrico Nacional (SNI). A conjunção de fatores como a mudança no comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho mais cedo, ainda com luz natural, associado ao retardo do início da iluminação pública, reduz o consumo de energia elétrica.
O aumento de consumo nessa época é resultado, sobretudo, do incremento da produção industrial, face às encomendas de Natal, e ao aumento da temperatura com a chegada do verão.
A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do Hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles estão grande parte da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. (Fonte: Portal Terra)

Eu até entendo as justificativas para a mudança de horário nesta época do ano. Quem não entende é o meu relógio biológico. Nos primeiros três dias do novo horário “ele” fica desvairado. Sofro com a insônia, falta de apetite e passo o dia todo meio fora do ar. Ainda bem que não estou sozinha nessa lamúria, pois 46% dos brasileiros ficam tão incomodados quanto eu (leia aqui).
A minha sorte é que adoro esta época do ano, a começar pela primavera. Não sei precisar o que me motiva mais: o fim do inverno, a proximidade das festas de final de ano, as férias que estão chegando ou as perspectivas para o próximo ano.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Há algum exagero nas mudanças que ocorrem nas pessoas com o horário de verão. Eu fico um pouco preguiçosa só no primeiro dia, depois me acostumo.

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo