A máquina da beleza

Mal sabia o “poetinha” que sua frase se tornaria uma obsessão entre as mulheres no século XXI, influenciadas, é claro, pela bilionária indústria da beleza.
O que cientistas israelenses acabam de divulgar vai mais além, a beleza perfeita pode ser atingida com um simples retoque na simetria do rosto, através de um programa de computador. Não se trata do velho e conhecido photoshop, mas de um software que interpreta a beleza de uma mulher e realiza apenas mudanças sutis, na maioria dos rostos, sem mudar a essência da pessoa. O objetivo era superar o desafio de alterar um rosto de acordo com padrões aceitos de beleza, mantendo-o completamente reconhecível, ao contrário do que pode acontecer com o uso de cirurgia cosmética ou retoques digitais.
Os pesquisadores ressaltam, ainda, que a pesquisa não é apenas uma questão de vaidade, pois o programa pode ser muito útil em cirurgias plásticas reconstrutivas ou no reconhecimento de rostos.

Até que ponto a medida pode ser quantificada? Uma definição supostamente científica reflete apenas os ideais do momento, construídos com imagens da cultura pop e da mídia? Perguntas como estas já estão sendo feitas por psicólogos, filósofos e feministas contrários à idéia de se padronizar a beleza.
Depois de observar as fotos de participantes anônimos no estudo, um professor de história na Universidade do Sul da Califórnia, afirmou que os rostos originais lhe pareciam mais atraentes. "A beleza irregular é a verdadeira beleza", ele disse, acrescentando que essas tentativas de medir beleza são movidas pela mesmice cultural, em um esforço por fazer com que todas as pessoas se pareçam, no que eu concordo totalmente.
Outra informações sobre o assunto, clique nos links:
Software produz imagem do você ideal
Programa promete deixar pessoas mais bonitas