26 de julho de 2008

Obesidade imitativa

O patrulhamento a que estão sendo submetidas as pessoas com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima do ideal, já está ficando fora de controle. Depois que pesquisas “acusaram” os obesos de contribuírem para a alta dos preços dos alimentos (leia aqui), uma nova pesquisa sugere que conviver com pessoas gordas leva o indivíduo a se tornar gordo também.
E o contrário alguém já pesquisou?
Já pensaram como é que ficaria a indústria das dietas se fosse confirmada a tese de que a convivência com “magricelas” é uma ótima pedida, para se perder peso?
Entrei na ferramenta de busca do nosso amigo “Google” com a palavra “dieta” e apareceram nada a menos que 41200000 resultados. É muita oferta!
Brincadeiras à parte, o estudo de cientistas da Universidade de Warwick, Dartmouth College e Universidade de Leuven chamou o fenômeno de "obesidade imitativa".
"Muitas das pesquisas sobre obesidade, que destacaram o estilo de vida sedentário ou a biologia humana ou o fast-food, não prestaram atenção no ponto mais importante", afirmou Andrew Oswald, professor da Universidade de Warwick que participou do estudo.
"Se você está cercado de pessoas, sejam amigos ou na casa de seus familiares, que estão acima do peso, você está dividindo o mesmo ambiente onde há mais chances de haver abundância do tipo errado de alimentos", completou o médico David Haslam, diretor clínico do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha.
De qualquer modo, pesquisas como essas, podem levar à discriminação, como conseqüência da manipulação da opinião pública, principalmente, pela forma como as notícias são exploradas pela mídia. Sendo assim, o aconselhável é que os dados divulgados pelos cientistas sejam analisados apenas, e tão somente, em função da conscientização da importância de uma vida saudável.
Para maiores informações sobre a pesquisa, leia aqui.

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo