11 de junho de 2009

As mudanças na Educação

Recebi, por email, a charge abaixo, que retrata com muita propriedade, a mudança radical ocorrida na Educação nas últimas décadas.



Embora a charge tenha uma conotação humorística, o tema não poderia passar despercebido e merece, portanto, uma breve reflexão que faço a seguir, sem nenhuma pretensão de ser a dona absoluta da verdade:

"É consenso entre os educadores, a perda da autoridade dos professores, em sala de aula, principalmente nas escolas particulares.
No passado, os alunos tinham por prática o hábito de se levantar quando da entrada do professor em sala de aula, como demonstração de respeito. Mas, os tempos são outros. A sociedade democratizou-se e esta atitude não cabe mais nos tempos atuais, pois poderia passar a idéia de autoritarismo.
Por outro lado, infelizmente, as famílias da sociedade contemporânea, por motivos diversos, perderam a autoridade sobre os seus filhos. Os pais sentem dificuldade de estabelecer regras claras quanto aos horários de estudo, lazer, alimentação e descanso.
Além disso, a mulher entrou com força no mercado de trabalho, para manter a sobrevivência da família ou dar continuidade a sua carreira. Assim, para atender a esses apelos, os filhos passaram a ser cuidados por babás ou colocados em creches, desde muito pequenos. Quando maiores, além da escola convencional, passaram a freqüentar cursos de línguas e/ou praticar algum esporte.
Esses profissionais, além de dar conta de suas funções, foram sendo conduzidos, pelas famílias, a assumir uma tarefa que não é de sua responsabilidade: a Educação das crianças e dos adolescentes.
Diante dessa situação, os professores não recebem o respaldo necessário para a prática educativa, em função da fragilidade dos limites impostos pelos pais a seus filhos. Em conseqüência, os alunos acabam transgredindo as regras e os limites impostos pela Escola, muitas vezes, com a conivência de suas próprias famílias. É o professor quem mais sofre com essa inversão de valores.
O assunto é polêmico e as causas são diversas. É preciso que a sociedade trace novos caminhos, para que a instituição Escola volte a ser respeitada e possa continuar na sua tarefa de produção de conhecimentos, essencial para a soberania de uma nação".

2 Comentários:

Unknown disse...

COMO SEMPRE VC BLOGANDO MARAVILHOSAMENTE ...
BJOS , CANDIDO

Sandra Di Flora disse...

Oi Candido!
Adorei a sua visita.
Esse é um assunto que conhecemos muito bem, não é?
Bjs

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo