15 de março de 2009

Amazônia, o interesse continua

Desde que este blog foi criado, tenho me preocupado em divulgar notícias referentes à cobiça internacional que ameaça a Amazônia. Foram ao todo 10 posts (que podem ser lidos em assuntos do blog) recheados de informações sobre as movimentações das ONGs e dos representantes das grandes potências mundiais, no sentido de internacionalizar a nossa floresta, que representa mais da metade do território nacional.
Eu não sou especialista no assunto, infelizmente, mas uma cidadã brasileira que não vê com bons olhos o interesse estrangeiro em nossas terras, com a pretensa desculpa de proteger o planeta Terra das catástrofes climáticas.
Em 31 de maio de 2008, publiquei um post sob o título “Amazônia Novamente” e fiz a seguinte pergunta: “até quando o governo federal fará "vistas grossas" à ocupação da região, por potências estrangeiras?" E continuei: "não basta o presidente brasileiro declarar à mídia que a Amazônia é nossa, se nos bastidores permite que estrangeiros tracem esquemas de ocupação da floresta. É subestimar demais a inteligência do povo brasileiro. O mínimo que se pode pensar, com relação a esses fatos estarrecedores, é que a nossa floresta está sendo "fatiada" e os interessados estão barganhando o seu pedaço”.
Desde então, as notícias sobre a preocupação estrangeira com a Amazônia se tornaram escassas e eu pude por algum tempo respirar aliviada, mesmo sabendo que as investidas continuariam. Mas, a visita do Príncipe Charles ao Brasil e a reunião que comandará na Amazônia estão me deixando novamente com aquela sensação, de que a nossa soberania é apenas retórica dos otimistas.
É por esses motivos que convido os leitores deste blog a lerem o excelente artigo publicado no JBonline, intitulado:

Seja o primeiro a comentar!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Selos

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Top Comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  ©PAPOeCIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo